início          |          equipe          |          contato

18.10.10

Boletim Internacional Mídia Cidadã

Boletim semanal da disciplina de Jornalismo Internacional da ECO-UFRJ, produzido exclusivamente pelos alunos. Número 05 – 18/10/2010 – 2º semestre de 2010. Acompanhe pelo twitter.com/jorninterufrj


Barco naufraga na Índia e deixa pelo menos 37 mortos
Por Fernanda Mendes


Um barco superlotado naufragou no Rio Ganges, na Índia, na noite de domigo (10). Transportando cerca de 70 passageiros, a balsa afundou em Buxar, distrito do Estado indiano de Bihar. As equipes de resgate constataram até o momento a morte de 37 tripulantes, a maioria mulheres e crianças, de acordo com a polícia local.

Um funcionário do distrito afirmou que a balsa poderia transportar no máximo 35 passageiros, enquanto no momento do acidente a lotação atingia o dobro do permitido. Casos de balsas superlotadas são corriqueiros na Índia, ocasionando freqüentes acidentes.

Além dos corpos já encontrados, ainda há passageiros desaparecidos, todos eles camponeses pobres que voltavam de seu local de trabalho. As operações de busca e regate ainda estão em andamento e o Governo de Bihar deu início às investigações que apontarão as causas do acidente.


Fonte: BBC e Folha


http://midiacidada.org/img/linha.png


Príncipe saudita assassina seu assistente em Londres
Por Pedro Luiz Lima

A promotoria britânica acusou na terça feira (5) o príncipe saudita Abdulaziz Al Saud de espancar e assassinar seu assistente, Bandar Abdulaziz, em um quarto de hotel londrino, em fevereiro deste ano. As evidências do crime apontam elementos sexuais.

O promotor Jonathan Laidlaw apresentou à Corte Criminal Central de Londres dois vídeos retirados de câmeras de vigilância de elevadores do hotel que mostram Bandar Abdlaziz sendo espancado pelo príncipe. Ele afirma que as agressões eram frequentes e que a relação entre os dois era abusiva.

O júri também ouviu evidências de que Al Saud seria homossexual e teria contratado o serviço de garotos de programa durante sua estadia em Londres. A conotação sexual do crime foi constatada pelos sinais de que a vítima havia sido mordida no rosto, nas orelhas e nos braços. O príncipe, que nega a acusação de homossexualidade, admite ter assassinado seu assistente, alegando não ter tido a intenção de matá-lo.

Fonte: Folha e CNN


http://midiacidada.org/img/linha.png



Resgate de mineiros do Chile termina após 68 dias de sofrimento
Por Renata Oliveira

O processo completo de salvamento dos 33 trabalhadores durou cerca de 24 horas


Presos desde o dia 5 de agosto a 700 metros da superfície, os 33 homens que trabalhavam na mina de São José, na cidade de Copiapó a 800 km do norte de Santiago, foram resgatados na quinta-feira, dia 14 de outubro. O primeiro mineiro a sair do abrigo foi Florencio Avalos, de
31 anos.

Cada um deles recebeu um cinto especial para que pudessem ser monitorados pela equipe e um aparelho para registrar a frequência cardíaca e sanguínea e também a pressão arterial, além de kit com macacão, jaqueta, manta, meias e roupas de baixo.

De acordo com o ministro da saúde do Chile, Jaime, Manalich, os 33 foram bem preparados para o resgate pela equipe de salvamento. “Nossos mineiros estão em excelente forma. Eles foram capazes de manter a calma e estão prontos para esta etapa final”, afirmou Manalich em entrevista à BBC News.

Um dos trabalhadores é boliviano, e todos os outros chilenos. Os sobreviventes foram localizados após 17 dias sem contato com o mundo exterior. O mais novo deles tem 19 anos, e o mais velho, 63. Os presidentes do Chile, Sebastian Piñera, e da Bolívia, Evo Morales, acompanharam toda a operação.

Fonte: BBC


http://midiacidada.org/img/linha.png


Howard Jacobson vence o Man Booker Prize

Por Taynée Mendes

O escritor Howard Jacobson, 68, foi o vencedor da edição 2010 do Man Booker Prize, batendo favoritos como o australiano duplamente vitorioso Peter Carey e o britânico Tom McCarthy, que liderava as apostas. O anúncio foi feito na noite de terça-feira (12), em Londres. The Finkler Question, livro com o qual ele foi o campeão, explora o sentido de ser judeu hoje.

Um dos juizes, Andrew Motion, descreveu a obra como “muito divertida, claro, mas também perspicaz, triste e sutil”. Segundo o próprio autor, The Finkler Question é uma comédia sobre tristeza e perdas. "Minha intenção é fazer o leitor chorar e gargalhar ao mesmo tempo", disse.

O Booker Prize premia todos os anos a melhor obra de ficção de um autor originário de um dos países que fazem parte da Commonwealth. O laureado receberá também um prêmio em dinheiro de 60.000 euros (cerca de 77.000 dólares).

Fonte: AFP e BBC


http://midiacidada.org/img/linha.png


Conselho de Segurança da ONU ganha cinco novos integrantes

Por Júlia Mandil

Nova York. Na última terça feira (12) foram eleitos cinco novos países para renovar o grupo dos 15 que integram o Conselho de segurança da ONU. Alemanha, Colômbia, Índia, Portugal e África do Sul integrarão o Conselho a partir do dia primeiro de janeiro de 2011. O grupo se juntará a Brasil, Bósnia e Herzegovina, Gabão, Líbano e Nigéria, que cumprem mandato até o fim do próximo ano, além dos cinco países permanentes, Reino Unido, China, França, Rússia e Estados Unidos.

O site da rede britânica a bbc traz informações sobre a eleição e faz uma breve análise sobre a formação do Conselho. No site oficial das Nações Unidas estas informações são mais detalhadas (descrevendo, por exemplo, os países que foram substituídos pelo novo grupo), além de trazer um breve histórico das eleições.

O Conselho de Segurança da ONU é considerado o principal órgão das Nações Unidas porque se ocupa com questões que dizem respeito à paz e a segurança mundial. O cinco países eleitos permanecerão no Conselho por dois anos, e não poderão ser re-eleitos.

Fonte: ONU e BBC


http://midiacidada.org/img/linha.png


Primeiro julgamento civil de ex-prisioneiro de Guantánamo é adiado
Por Taynée Mendes

O primeiro julgamento civil de um ex-prisioneiro da prisão de Guantánamo foi adiado na quarta-feira, dia 6. O juiz rejeitou uma importante testemunha que seria convocada a depor pelo governo dos Estados Unidos para ajudar na acusação. Ahmed Khalfan Ghailani é acusado de participar dos atentados de 1998 contra embaixadas dos Estados Unidos na Tanzânia e no Quênia que mataram 224 pessoas. O julgamento foi previsto para o dia 12.

Ghailani, que nega as acusações, foi submetido pela CIA ao que o governo norte-americano chama de "interrogatório intensificado". Entretanto, os advogados do réu afirmam que ele foi torturado.

O julgamento também é visto como um teste para o governo do presidente americano Barack Obama, que espera julgar civilmente vários detidos de Guantánamo, incluindo o suposto responsável por planejar os ataques do 11 de setembro de 2001, Khalid Sheikh Mohammed.

De acordo com Laura Trevelyan, correspondente da BBC em Nova York, a decisão tomada mostra como poderá ser difícil para o governo americano conseguir condenações civis dos detidos de Guantánamo se citar nos julgamentos informações obtidas com técnicas usadas pela CIA como a simulação de afogamento (o chamado “waterboarding”), considerada tortura.

Fonte: BBC


http://midiacidada.org/img/linha.png
Dica da semana

Golpe em honduras vira história em quadrinhos.

http://operamundi.uol.com.br/noticias_ver.php?idConteudo=1696


http://midiacidada.org/img/linha.png

Redatores
:
Fernanda Mendes, Pedro Luiz Lima, Renata Oliveira e Taynée Mendes

Editores:
Erick Dau, Lívia Cunto, Marina Carvalho (PET-ECO).

Coordenadores:
Prof. Mohammed ElHajji, Gustavo Barreto.

No comments:

Post a Comment