início          |          equipe          |          contato

8.9.10

Boletim Internacional Mídia Cidadã

Boletim semanal da disciplina de Jornalismo Internacional da ECO-UFRJ, produzido exclusivamente pelos alunos. Número 01 – 09/09/2010 – 2º semestre de 2010. Acompanhe pelo twitter.com/jorninterufrj


Vala da 2ª Guerra Mundial com 700 corpos é encontrada no norte da Eslovênia
Por Pedro Luiz Lima

Foi encontrada em uma floresta próxima à cidade de Prevalje, norte da Eslovênia, uma vala comum de 21 metros de extensão com os restos mortais de aproximadamente 700 vítimas da 2ª Guerra Mundial. Embora especialistas já venham analisando a vala desde a semana passada, a descoberta só foi anunciada nesta terça-feira (7) pelo governo do país.

Segundo a repórter da BBC em Viena Bethany Bell, as autoridades informaram que alguns corpos pareciam ter sofrido ferimentos à bala, enquanto outros teriam sido golpeados até a morte. Acredita-se que a autoria do massacre seja de grupos antifascistas, que puniram eslovenos que colaboraram com os nazistas durante a guerra. É provável que entre as vítimas estejam também cidadãos austríacos. Somente haverá exumação dos corpos caso seja necessária a abertura de um inquérito. (Com BBC News. Foto: sidneyrezende.com)



Medidas de Sarkozy geram protestos na Europa
Por Júlia Mandil

A implantação de novas medidas autorizadas pelo presidente francês Nicolas Sarkozy no começo do mês, que visam acabar com acampamentos ciganos e deportar estrangeiros considerados como “ameaça”, geraram uma onda de protestos no continente europeu. Organizados pela Rede Europeia Contra o Racismo e outras ONG's, os protestos - que atraíram milhares de participantes em cidades francesas - reuniram também um grande número de pessoas em outras capitais como Roma, Viena, Londres e Lisboa.

Em cidades como Bruxelas, Barcelona e Madrid, os protestos se concentraram em frente à embaixada francesa, onde os manifestantes criticavam o presidente Sarkozy e pediam a paralisação das “deportações fascistas”, como informou o site do jornal espanhol El País.

Um manifesto escrito pela associação de ciganos e outros movimentos sociais foi entregue ao representante da Comissão Europeia na Espanha, pedindo por ações das autoridades europeias ante as expulsões, e exigindo o direito à cidadania plena dos ciganos em toda a Europa. (Com Opera Mundi. Na foto da AFP: Campo de ciganos em Villeneuve-d'Ascq, em 27/08/2010)


ONU debate violência sexual em massa na República Democrática do Congo
Da redação

Representantes da ONU falaram ao Conselho de Segurança sobre falhas da Organização e propuseram medidas para melhorar as respostas à proteção de civis no futuro, bem como a punição dos envolvidos nos recentes estupros em massa. A missão de paz das Nações Unidas na República Democrática do Congo (RDC) tem tomado várias medidas para melhorar a proteção de civis no leste do país, após recentes incidentes de estupro em massa. No entanto, a Organização afirmou que estabilizar a autoridade do Estado nas zonas afetadas pelo conflito seria a forma mais eficaz de acabar com a ilegalidade e a violência.

Saiba mais a reunião que ocorreu esta semana clicando aqui (via Nações Unidas).

Saiba mais sobre a complexa situação de crise humanitária deste país por meio do vídeo "Rape of a Nation", dirigido pelo fotojornalista Marcus Bleasdale (clique aqui).


Cessar-fogo do grupo basco ETA é visto com incredulidade por autoridades espanholas
Por Lívia Cunto

O anúncio de cessar-fogo do grupo revolucionário ETA, divulgado pela rede BBC no último sábado e confirmado pelo jornal basco Gara, foi recebido com grande ceticismo pelos mais variados partidos políticos espanhois. No comunicado, três membros encapuzados do movimento declararam que a decisão de “não dar cabo a mais ações armadas ofensivas” foi tomada há meses e “reafirmam o comprometimento com uma solução democrática”. O grupo, porém, não deixou claro o que considera serem ações de caráter defensivo e nem estabeleceu se o cessar-fogo é permanente.

A incredulidade com que o anúncio foi recebido advém principalmente de esse não ser o primeiro cessar-fogo declarado pelo ETA. Em 2006, o grupo afirmou que abandonaria permanentemente as ações diretas, após negociações com o governo espanhol. Meses depois o pacto foi quebrado em um atentado ao aeroporto de Madrid, onde dois equatorianos foram mortos. O incidente levou ao primeiro-ministro espanhol, José Luís Zapatero, a cancelar qualquer tipo de negociação e iniciar uma política de desmantelamento da organização que vem surtindo efeitos, com inúmeros líderes detidos.

O cessar-fogo vem em um momento de extrema fraqueza do grupo revolucionário, em função das represálias do governo. A maior parte dos partidos representados no congresso espanhol defende que as declarações trazidas no vídeo não são suficientes para o estabelecimento do diálogo e que nada aquém de um abandono completo das armas e auto-dissolução do grupo deve ser levado em consideração.

Além disso, alguns partidos, como o PP, não descartam a possibilidade de que as declarações sejam apenas uma estratégia do ETA para facilitar a presença da Izquierda Abertzale – forma como são conhecidos o grupo de partidos nacionalistas bascos de esquerda, em contraste ao partido basco hegemônico e conservador, o PNV – nas eleições municipais de maio. Dois dias antes do cessar-fogo ser divulgado, dois partidos bascos da Izquierda, o EA e o Batasuna, propuseram um documento em que traçaram oito condições a serem seguidas para estabelecer o fim definitivo da violência. A primeira delas era um cessar-fogo definitivo com verificação internacional. No comunicado, no entanto, o ETA não fez nenhuma menção à proposta.

Apesar das intenções do grupo não estarem claras e não terem atingido as expectativas dos partidos espanhóis, especialistas apontam que um dos pontos positivos do comunicado do ETA e que o diferenciam dos anteriores é o fato de que a declaração foi unilateral e não fruto de uma negociação prévia, como aconteceu em 2006. Isso pode indicar um comprometimento maior com as vias democráticas, independente da postura assumida pelas autoridades espanholas. (Com El País aqui e aqui; e CNN International)


Arsenal de guerra encontrado numa residência na Inglaterra
Polícia acha mísseis, foguetes e granadas numa casa em Worcester
Por Thor Weglinski

A polícia inglesa encontrou nesta segunda-feira (6) um arsenal de armas dentro de uma casa situada na tranquila cidade de Worcester, no centro-oeste da Inglaterra. Foram achados foguetes e lançadores, rifles, mísseis, granadas e pistolas. O dono da casa foi preso na sua própria residência, suspeito de posse ilegal de armas e foi levado para a delegacia de polícia mais próxima.

A operação contou com a ação de 15 oficiais e nove veículos, além da ajuda do exército e do esquadrão anti-bombas. Todas as armas foram levadas em sacolas verdes até um trailer e dali colocadas numa van branca e transportadas para a delegacia. Vizinhos ficaram surpresos e assustados com o descobrimento de um arsenal bélico num local tão tranquilo e silencioso como Worcester. Uma mulher que não quis se identificar disse que o preso era um homem decente, educado e gentil e que tinha construído sua garagem para guardar um canhão. Afirmou ainda que ele possuía licença para portar o armamento. (Com The Sun)



Franceses protestam pelas ruas das cidades contra reforma de Sarkozy
Por Fernanda Mendes

Mais de um milhão de trabalhadores franceses saíram às ruas nesta terça-feira (7) para protestar contra a proposta de uma nova reforma criada pelo presidente Nicolas Sarkozy. O governo francês pretende alterar de 60 para 62 anos a idade mínima necessária para os trabalhadores se aposentarem, o que causou passeatas e paralisações em diversas cidades pelo país.

Trabalhadores de setores públicos e privados entraram em greve, afetando os setores de transporte, correio, educação, hospital, entre outros. Um funcionário do sindicato SUD-PTT (Solidaires, Unitaires et Democratiques) declarou que os empregados dos correios se sentem traídos pelo governo, que pretende obrigá-los a trabalhar por mais tempo enquanto poderia regularizar os déficits do plano de pensão cobrando mais impostos dos ricos.

O impasse é visto como um momento decisivo na presidência de Sarkozy. Os protestos e manifestações nacionais já eclodiram repetidas vezes pelo país, unificando a oposição como nenhuma outra questão anterior. Guillaume Petit, do instituto TNS Sofres, afirma que apenas 30% da opinião pública francesa confiam em Sarkozy como presidente. Caso o governo não apresente uma solução adequada para o problema, os sindicatos prometem mais greves e paralisações. (Com BBC News e CNN)



Dica da semana: Guia aborda jornalismo investigativo e traz glossário e dicas para profissionais da área

Um guia publicado por Free Media Movement (FMM) e International Federation of Journalists (IFJ), resultado de um programa de treinamento de jornalismo investigativo contra corrupção promovido no Sri Lanka. Clique aqui para ler.


Comentário: Natureza em ação
Gustavo Barreto

"Novas enchentes forçam centenas de milhares a abandonarem cidades no Paquistão" (@bbcbrasil). "Tropical storm hits Mexico" (@AJEnglish). "Guatemala está siendo azotada por la naturaleza de manera considerable" (@teleSURtv).

Todos os países começam a sentir, de modo inacreditavelmente intenso, a reação da natureza. Mas dane-se: mundo quer mais consumo e PIB forte.

(Na imagem: Soldados ajudam vítimas das enchentes na província de Sindh, Paquistão. Foto: BBC.)


EXPEDIENTE

Redatores
:
Fernanda Mendes, Júlia Mandil, Lívia Cunto, Pedro Luiz Lima e Thor Weglinski.

Editores:
Erick Dau, Lívia Cunto, Marina Carvalho (PET-ECO).

Coordenadores:
Prof. Mohammed ElHajji, Gustavo Barreto.

No comments:

Post a Comment