início          |          equipe          |          contato

22.9.10

Boletim Internacional Mídia Cidadã

Boletim semanal da disciplina de Jornalismo Internacional da ECO-UFRJ, produzido exclusivamente pelos alunos. Número 03 – 23/09/2010 – 2º semestre de 2010. Acompanhe pelo twitter.com/jorninterufrj


http://midiacidada.org/img/linha.png
Jornal mexicano: “Nós não queremos mais mortes”
Por Lívia Cunto, Patrícia Rodrigues e Priscilla Daumas



O jornal El Diario de Juaréz publicou no último domingo um editorial intitulado “O que vocês querem de nós?”. A pergunta se dirigia diretamente aos cartéis de drogas que agem na região. "Expliquem o que vocês querem de nós, o que vocês querem que publiquemos ou paremos de publicar", pede o editorial do El Diario. “Vocês são, atualmente, as autoridades de fato nesta cidade, pois as instituições legais não têm conseguido proteger seus colegas da morte”, diz o texto publicado no domingo (19/09).

Segundo o diretor do jornal, Osvald Rodrigues, a decisão de publicar o editorial foi tomada após o ataque que matou o estudante de fotografia Luis Carlos Santiago, 21, e feriu o estagiário Carlos Sanchez.

Santiago é o segundo jornalista do El Diario assassinado. Armando Carreón, repórter policial foi morto em 2008 em um caso que permanece sem solução. No editorial foi criticada a falta de ação do governo para impedir assassinatos de jornalistas, como afirma a matéria do El País publicada na segunda (20).

O jornal é o maior de Juárez, que faz fronteira com El Paso, no Texas, uma das cidades mais violentas do mundo. “Nenhuma história vale a vida de alguém”, afirma Rodriguez. Segundo ele, o jornal pode considerar o fim da cobertura da guerra contra o tráfico para proteger seus repórteres. Desde fevereiro de 2006, quando um procurador federal foi encarregado de investigar crimes contra jornalistas, foram iniciadas 68 investigações. Apenas uma delas resultou em condenação.

Termos que se referiam ao tráfico como “as autoridades de fato” não foram bem vistos. O governo do México criticou a atitude do Diário de Juárez de tentar negociar com criminosos. A notícia foi veiculada no site da BBC.

A onda de violência foi iniciada com o massacre de Tamaulipas, onde 72 imigrantes que tentavam cruzar a fronteira americana foram mortos por membros dos cartéis. As organizações criminosas também foram responsáveis pela morte do prefeito de Hidalgo, Marco Antonio Leal Garcia. O México comemorou o aniversário de 200 anos da independência em estado de alerta. Segundo o jornal El Diario, a culpa da guerra perpetrada é do presidente Felipe Calderón, que teria lançado um projeto de contenção dos cartéis sem analisar a dimensão e as conseqüências que isso poderia acarretar.

O presidente Calderón se encontrou com o Comitê de Proteção a Jornalistas (CPJ) e membros da Inter American Press Association para discutir a hipertrofiada situação em que o direito à liberdade de imprensa se encontra no México. (Com informações de CNN, El País, New York Times e BBC Brasil; Foto: Los Angeles Times).


http://midiacidada.org/img/linha.png
Assembleia na Coreia do Norte vai nomear sucessor do presidente
Por Thor Weglinski

No dia 28 de setembro, a Coreia do Norte vai realizar uma assembleia geral para decidir um sucessor para o presidente Kim Jong Il. A reunião vai ser a maior congregação do país desde 1980, quando Jong Il assumiu o poder no lugar de seu pai. O político inesperadamente acelerou o processo de troca no poder, muito em razão de suas condições de saúde: ele sofreu um derrame em 2008. O provável nome para sucessão é King-Jong-ung, filho mais novo do presidente.

A agência de notícias norte coreana KCNA informou que a conferência será realizada na capital Pyongyang para eleger o “líder supremo”. Pequenos encontros têm sido feitos no país asiático para eleger representantes locais que participarão da reunião. A KCNA informou que os representantes escolhidos serão trabalhadores ou oficiais do governo que demonstrarem lealdade com o partido da situação e que tenham patriotismo.

Mesmo com a saúde debilitada, Kim Jong Il não deve se aposentar tão cedo, já que o provável sucessor Jong-Ung é considerado muito inexperiente e novo. Caso Jong Il morra, seu cunhado Jang Song-taek vai governar até que Jong-Ung esteja preparado. Pouco se sabe sobre o filho mais novo do presidente, apenas que foi educado na Suíça, é muito parecido fisicamente com o pai, nasceu em 1983 ou 1984 e sofre dos mesmos problemas de saúde paternos: coração e diabetes. (Com Reuters)


http://midiacidada.org/img/linha.png
Um Twitter Renovado
Por Juliana Mattos

Nas próximas semanas estará disponível para todos os usuários o novo site do Twitter. Com essa novidade informações sobre os autores de tweets, as conversas entre usuários, fotos e vídeos disponíveis em links poderão ser acessadas sem maiores problemas. O CEO e co-fundador do Twitter, Even Williams, acredita que o novo website fará com que em pouco tempo haja um aumento do valor que as pessoas dão ao Twitter.

Um dos maiores ganhos dos usuários com o novo site será o fim do vai e volta das páginas que são abertas quando links são selecionados - o novo layout da página apresentará dois paineis, ao invés de apenas um (aquele com cronologia dos tweets). O painel da direita apresentará informações sobre os posts e conversas que surgirem de outros lugares.

Porém essa novidade deixou apreensivos os que acessam o Twitter via IPhone ou Blackberry. Se o Twitter desenvolver suas próprias ferramentas eles correm sério risco de estar inabilitados a tuitar através de seus aparelhos móveis. Contudo, Williams tranquiliza dizendo que eles irão criar as melhores experiências para todos os tipos clientes porque isso criará usuários de Twitter cada vez mais satisfeitos. (Com NY Times)


http://midiacidada.org/img/linha.png
Nações Unidas declaram guerra à “escravidão moderna” iniciando plano contra tráfico de pessoas
Por Adriano Modesti

A luta contra o tráfico de pessoas fará parte de todas as unidades das ONU, no que tange ao desenvolvimento de seus programas e normas de segurança.

É por esta razão que o secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, informou na Assembleia Geral das Nações Unidas, nesta terça-feira (14), o lançamento do plano de ação global contra o tráfico de pessoas. O secretário informou que todo ano milhões de pessoas, principalmente mulheres e crianças, são exploradas por criminosos para fins de trabalhos forçados e exploração sexual comercial. Ele apontou ainda que nenhum país está imune a estas práticas criminosas, atuando seja como ponto de origem do tráfico de pessoas, ponto de trânsito ou destino.

O secretário geral Ban disse que um dos elementos mais importante do plano de ação contra o tráfico de pessoas é a criação de um Fundo Voluntário para ajudar as vítimas do tráfico. “O objetivo do fundo é o de ajudar o governo, as instituições internacionais, intergovernamentais e não governamentais a prover estas pessoas vulneráveis com proteção e apoio a sua recuperação física, psicológica e social. Depois que as mesmas foram exploradas e abusadas, elas não devem ser também punidas pela falta de apoio”, afirmou. O secretário geral insistiu que membros do Estado, setores privados e filantrópicos contribuíssem generosamente com o Fundo.

Ele disse ainda que o plano de ação global, adotado em julho deste ano, fortalece os três “P”s: Prevenção ao tráfico humano, Punição aos criminosos e Proteção às vítimas. Para Ban, o plano também promove um quarto e crítico “P”: Parceria. (Com Rádio das Nações Unidas)


http://midiacidada.org/img/linha.png
Banco do Vaticano é investigado por lavagem de dinheiro
Por Eliza Siqueira e Fernanda Mendes

No último dia 21, a polícia italiana apreendeu 23 milhões de euros envolvidos em transações suspeitas feitas pelo Instituto Vaticano para as Obras Religiosas (IOR), ligado ao Banco do Vaticano. O dinheiro ficará retido até o fim das investigações contra o presidente do Banco, Ettore Gotti Tedeschi, e o diretor-geral, Paolo Cipriani. Os dois são acusados de violar leis italianas que previnem a lavagem de dinheiro.

O inquérito teve início após duas transações suspeitas relatadas à policial fiscal, em Roma. Promotores do caso apreenderam 23 milhões de euros de impostos que o Banco do Vaticano tinha tentado transferir de um pequeno banco italiano chamado Crédito Artigianato.

As movimentações financeiras já estão suspensas desde o dia 15 de setembro, com base nos dados fornecidos pela Unidade de Informação Financeira, a UIF. Do total apreendido, 20 milhões eram destinados ao banco J.P. Morgan e 3 milhões ao italiano Banca del Fucino. Ambas as transações não teriam indicado as identidades dos sujeitos das operações, seus objetivos nem natureza, infringindo, assim, os itens 2 e 3 do artigo 55 do Decreto Legislativo 231/2007. Os magistrados romanos Nello Rossi e Stefano Fava estão investigando a denúncia de que o presidente Ettore Gotti Tedeschi e o diretor-geral Paolo Cipriani teriam violado leis da União Europeia. Essas leis exigem que todos os bancos divulguem informações sobre suas operações financeiras.

Tedeschi, porém, afirmou ter cumprido todas as exigências do Banco Central italiano. "Sinto-me profundamente humilhado e mortificado", declarou o presidente ao telejornal da tevê Rai. Em um comunicado, o Vaticano, apesar de ter reforçado a necessidade de transparência sobre as operações financeiras, disse estar perplexo e espantado com as iniciativas do Ministério Público de Roma, considerando que os dados necessários já estão disponíveis no Banco da Itália. A secretaria ainda reiterou a sua total confiança nos dirigentes do banco. A Santa Sé também reafirma o seu apoio aos dois funcionários sob investigação.

O Banco do Vaticano foi criado durante a Segunda Guerra Mundial para administrar contas mantidas por ordens religiosas, cardeais, bispos e padres. (Com BBC, La Repubblica, Opera Mundi e UOL).


http://midiacidada.org/img/linha.png
Venezuela deporta narcotraficantes procurados pela Justiça norte-americana
Por Pedro Luiz Lima

A Agência Venezuelana de Notícias (AVN) divulgou nesta segunda-feira (20) que dois suspeitos de narcotráfico foram deportados da Venezuela para os Estados Unidos. O colombiano Jaime Alberto Marín e o dominicano Omar Guzmán Martínez são procurados separadamente por tráfico de drogas em Nova York.

Marín é apontado como o chefe do cartel Norte del Valle, na Colômbia, e era procurado pela Interpol, a agência internacional de polícia. O colombiano, que também tinha ligações com o cartel de Tijuana, no México, foi capturado no estado de Nueva Esparta no dia 16 de setembro. Sua prisão havia sido ordenada pelos Estados Unidos em janeiro de 2007, sob a acusação de tráfico de drogas.

O dominicano Guzmán foi preso em Caracas no dia 25 de agosto. Ele é acusado de ser o chefe de uma organização internacional de tráfico de drogas conhecida como Guzmán Martínez. O cartel contrabandeou mais de uma tonelada de cocaína em containeres transportados de Guaiaquil, no Equador, a um porto em Staten Island, Nova Iorque. Os Estados Unidos ordenaram a sua detenção em 13 de fevereiro de 2008, segundo a AVN.

Ao todo, as autoridades do país já prenderam 16 suspeitos de alto nível procurados pela Interpol sob acusação de tráfico de drogas. O ministro de Relações Exteriores, Tareck El Aissami, aproveitou o ocorrido para refutar questionamentos levantados pela Casa Branca quanto aos compromissos internacionais da Venezuela para combater o narcotráfico. (Com CNN)


http://midiacidada.org/img/linha.png
Fim da crise?
Taxas de desemprego nos Estados Unidos é alta mesmo após fim da recessão
Por Renata Oliveira

Apesar de a crise que assolou a economia mundial ter acabado oficialmente no país em junho de 2009, os americanos ainda sofrem com a escassez de empregos. Vinte e sete estados reportam aumento no índice do mês de agosto, entre eles Nevada, com 14.4%; Michigan, 13.1%; e Califórnia, 12.4%. Estas médias estão significativamente acima da taxa geral dos Estados Unidos, que é de 9.6%.

A recessão não foi a mais longa da história do país pós-Segunda Guerra Mundial, mas definitivamente a mais profunda neste aspecto. “Isso nunca aconteceu antes. Temos um longo caminho pela frente para nos recuperarmos”, afirma Robert J. Gordon, professor de economia da Universidade Northwestern, em entrevista ao jornal New York Times.

Ao todo, 11 estados apresentaram taxas de desemprego acima de 10% no mês de julho. Já em agosto, esse número subiu para 13. Os estados com os menores índices foram Dakota do Norte, com 3,7%; Dakota do Sul, 4,5%; e Nebraska, 4,6%. (Com New York Times e CNN).

http://midiacidada.org/img/linha.png
Ex-correspondente da CNN afirma que emissora ocultou vídeo que incriminaria soldados americanos
Por Raphael Corrêa

Um dos mais importantes correspondentes internacionais dos Estados Unidos fez recentemente uma revelação polêmica ao canal australiano ABC. Michael Ware, que atuou por quase uma década no Iraque e Afeganistão, afirmou durante uma entrevista que teria presenciado e filmado a morte de um adolescente iraquiano, alvejado por um soldado norte-americano.

Segundo Ware, o incidente teria ocorrido em 2007, enquanto o jovem atravessava armado uma rua, em direção à casa em que ele e um grupo de militares estavam. Ao notar sua aproximação, um soldado teria rapidamente o acertado na parte de trás da cabeça. O menino, porém, não morreu de imediato e teria agonizado durante mais vinte minutos, sem que qualquer socorro médico tenha sido prestado pelos soldados ou pelo próprio jornalista.

“Apesar do que acontecia com aquele garoto na minha frente, eu estava mais preocupado com o enquadramento da minha filmagem do que com qualquer tentativa de salvá-lo ou ao menos aliviar sua morte. De fato, eu estava tão indiferente quanto os soldados ao meu redor, cuja indiferença eu tentava captar”, desabafou na entrevista, pontuando que, em sua opinião, o ocorrido representaria “tecnicamente” uma violação das Convenções de Genebra, “um pequeno crime de guerra”.

Ao apresentar as imagens a seus editores na CNN, rede de notícias em que trabalhava desde 2006, eles teriam decidido não torná-las públicas, sob a alegação de serem “fortes demais” para ir ao ar. Recentemente, Ware teria sido desligado da emissora após um período de afastamento forçado, em razão de ter sido diagnosticado com estresse pós-traumático causado por sua profissão. (Com Brisbane e TeleSUR).



Equador: Comunidades querem aumento da indenização no caso Chevron-Texaco
Da redação

Comunidades amazônicas do Equador afetados pela poluição causada pela empresa petrolífera Chevron-Texaco apresentaram à Justiça um novo pedido para a compensação entre 40 e 90 bilhões de dólares por danos causados ao meio ambiente.

Os recorrentes, reunidos na chamada “Assembleia de Pessoas Atingidas pela Texaco”, apresentaram o pedido na quinta-feira (16) à tarde, acompanhados de documentos técnicos explicando critérios científicos e econômicos, para apoiar os novos valores. O pedido anterior era de 27 bilhões de dólares.

Assista à mensagem dos atingidos pela Chevron-Texaco:



Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

http://midiacidada.org/img/linha.png
Dica da semana

Vídeo essencial para quem estuda mídia e relações internacionais, para ver anotando (clique aqui). O vídeo mostra com muita “traquilidade” que os EUA, lideranças e generais, cometeram crimes contra a Humanidade. Se lideranças da comunidade internacional fossem sérias, esse seria tema evidente. Mas não são sérias.


Redatores:
Adriano Modesti, Fernanda Mendes, Juliana Mattos, Lívia Cunto, Pedro Luiz Lima, Priscilla Daumas, Raphael Corrêa, Renata Oliveira e Thor Weglinski.

Editores:
Erick Dau, Lívia Cunto, Marina Carvalho (PET-ECO).

Coordenadores:
Prof. Mohammed ElHajji, Gustavo Barreto.

No comments:

Post a Comment